Páginas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pedala João Pessoa

É possível conhecer João Pessoa de bike usando uma das magrelas disponíveis em 3 diferentes pontos da orla da cidade. Quem quer uso ilimitado no mês paga 15 reais. Pra uso diário, custa só 5 reais. E quem não quiser pagar nada é só usar a bike por não mais que uma hora. O projeto não é voltado apenas pro turismo. Qualquer pessoa que precisar ou quiser se deslocar nesse meio de transporte tão bacana, pode sair pedalando pra resolver um pepino, visitar um amigo ou se exercitar.

Será que os moradores utilizam mesmo as bicicletas públicas? Quantos quilômetros de ciclovias a cidade dispõe? São úteis ou vão do nada a lugar nenhum?

Não adianta dar o peixe se a pessoa não sabe cozinhar. Seria um pecado ver tantas bikes abandonadas.

E o preço do aluguel? Pra onde vai todo o dinheiro? As bikes tem espaço para propaganda (o que seria usado como justificativa para custear
a manutenção das meninas, teoricamente), mas espero que não aconteça o que aconteceu com o Parque da Jaqueira quando a Nestlé o adotou. Ou com o que está acontecendo em Londres com as bikes de aluguel patrocinadas pelo banco Barclays, que tem a cor azul como parte de sua marca. Além de ter a marca do banco espalhada por diversos pontos da cidade (incluindo as bikes), as ciclofaixas foram pintadas de azul. Londres foi contaminada pela doença dos Smurfs.

Felizmente a Jaqueira conseguiu se recuperar e a crise passou.

Voltando ao caso de Jampa, o projeto pode não pegar. Turista e morador podem usar uma vez ou outra e fazer uma gracinha, o que é bom pra despertar o interesse, mas quem já pedala, provavelmente tem sua bike. Melhor do que aluguel de bikes é a criação de ciclovias e ciclofaixas. Melhor ainda seria se mais pessoas entendessem isso e soubessem usa-las.

Seria interessante ver um projeto semelhante no Recife mas ciclofaixas decentes em rotas populares já seria bacana. Próxima parada em João Pessoa pede uma conferida no projeto e sua usabilidade.

Foto 1: bikes do projeto Pedala João Pessoa
Foto 2: detalhe da bike de aluguel em Londres com um adesivo de protesto
Foto 3: parque da Jaqueira durante "febre" azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário